sexta-feira, 29 de julho de 2011

Filosofia da Religião

A necessidade que o Ser Humano tem de tentar explicar o absoluto levou a filosofia a estudar a religião. A Filosofia da Religião estuda a consciência e a compreensão que o homem faz do absoluto, sendo o seu objeto de estudo a Religião.

Religião, entre várias definições, é onde o homem se revê como criado por algo Maior que ele. A religião trata da relação que o homem tem com o Divino e de suas diversas realidades. Devemos lembrar que existe uma pequena diferença entre Filosofia da Religião e Teologia, a primeira vai ter como objeto de estudo a própria Religião, enquanto a segunda terá como objeto de estudo o Divino.

A Filosofia da Religião surgiu na antiga Grécia, da constante do homem em perguntar pela vida na totalidade e a formular a questão de Deus, ser supremo e Divino.

O Homem Moderno questiona não mais, somente, o Supremo, mas sim a realidade através da razão e na experimentação científica. Passamos a dispensar a causa primária "divina", passando em seguida para uma visão do Mundo Religioso a partir da posição negativa ou positiva de Deus.


Cícero Moreira dos Santos
Estudante de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário