segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lucifer! Príncipe dos diabos?




Lúcifer. O seu nome em hebraico, (הילל בן שחר) significa ''estrela da manha'', ou ''estrela da alvorada'', ou ''luz da alvorada'', estando todas estas expressões associadas ao planeta vénus que antes da alvorada, aparece como a primeira fonte de luz do dia que esta para nascer. Lúcifer é também o mais belo, sábio e poderoso ser criado por Deus, um anjo , (um querubim), caído cujo o exílio do reino de Deus se deveu á sua tentativa de usurpar o trono do seu pai e ser igual a Deus. Lucifer foi feito a partir do fogo no primeiro dia da criação, é possuidor de doze asas brancas de invulgar envergadura e é o primeiro filho de Deus. Sobre Lúcifer, fala o Livro de Isaías: : "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.


Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao (Sheol), ao mais profundo do abismo.". Isaías 14:12-15 Este texto representa, (a pretexto de se dirigir a um rei terreno), a própria historia de Lúcifer, o primeiro filho de Deus, (mais bela e sabia criatura, conhecida pelo cognome de ''o portador da luz'', a quem o Pai entregou o poder sobre a morte), que se havendo rebelado contra o seu pai por a Ele se desejar tornar igual, acabou expulso do reino celestial, exilado para sempre no ''sheol'', ou o ''mundo dos mortos''. Por se opor ao seu pai e á tirania desse Deus HYHV, o seu filho exilado passou a chamar-se ''opositor'' ou ''adversário'', que em hebraico se escreve: ''Satã''. ''Satã'' não é por isso um ''nome'' que designa uma entidade em particular, mas antes um ''titulo'' ou um ''adjetivo'' que define todo aquele que de ''opõem'' ao deus HYHV. Porque na verdade Lucifer e Satanás são duas entidades diferentes, a Igreja na sua teologia oficial não considera Lúcifer o ''Diabo'', mas apenas um ''anjo caído'' - Petavius, De Angelis, III, 3, 4 Lucifer era um anjo de Luz que havendo-se rebelado contra o seu pai, gerou uma guerra celestial.


Havendo-a perdido, Lúcifer e os todos os anjos que o apoiaram, (cerca de 1/3 dos anjos dos céus), foram banidos da presença de Deus e exilados no mundo dos mortos, ou ''Sheol''. Lúcifer é também conhecido por ser o ''portador da luz'', pois é o anjo da sabedoria . Lúcifer tentou oferecer a sabedoria a Eva, dando-lhe a provar o fruto da arvore do conhecimento, (conforme no livro de génesis), fato que acabou gerando a expulsão de Adão e Eva do paraíso. Algumas tradições místicas hebraicas afirmam que Caim é filho de Lúcifer e não de Adão, facto pelo qual Deus desgostava dele e o rejeitou, conduzindo-o ao homicídio de Abel. Afirmam também certas tradições místicas que foi contra Lúcifer que Jacob lutou, pois Lúcifer era o anjo guardião de Caim e confrontou Jacob, desejando vingar-se do seu protegido. Lúcifer pode facultar sabedoria sobre todos os mais profundos segredos místicos e do oculto, assim como pode conceder um dos 6 dons das trevas. Lucifer é também pai de Mammon, e possui 5 consortes, sendo que Lilith é a sua imperatriz.




Fonte:
http://temploespirita.no.comunidades.net/index.php?pagina=1359434246


Questionamento ao artigo Apresentado

É dificil conceber o pecado dos anjos? Porque como poderia os anjos pecarem, se estão na presença de Deus. Se somos tentados pelo diabo, quem tentou o diabo? Se não houve tentação, como ele pecou? Se houve de onde é que ela veio? Dele mesmo? Mas como pode haver tentação ao mal em um ambiente perfeito? Deus não completa todos os vazios existentes no ser? Por essas questões a demonologia é uma tema que está sendo deixado de lado por vários teólogos. A maldade no mundo está sendo interpretada como a ausência do bem (Deus) no coração do homem e não por um ser sobrenatural. A Bíblia quando fala de ''satã'' está personificando essa maldade do homem pois, os judeus não entendiam como podia existir o mal se Deus era bom? Então a figura de ''satã'' resolveu o problema. 


A Bíblia quando fala de Lúcifer. O profeta Isaias está se utilizando da mitologia dos fenícios onde se fala da queda de ''Hélél ben Shahar'' no original em hebraico se referindo a queda de Nabucodonosor, o rei da Babilônia no qual não podia falar abertamente, por causa da perseguição. Por isso usa a lenda. Não é lícito nesta passagem querer ver uma prova da suposta guerra de anjos, só em sentido metafórico, em sentido real é ferir o princípio exegético.

Na tradução de São Jerônimo para o latim, esta queda de ''Hélél ben Shahar'' é traduzida na queda de ''Lúcifer'', já que as duas palavras significam a mesma coisa: Estrela d'Alva, Filho da Aurora, Filho da Luz.

São João no Apocalipse compara Cristo Ressuscitado a brilhante estrela da manhã ''Lúcifer''.(cf. Ap. 22:16). Logo não pode ser o diabo. Então, a estória de Lucifer é fruto de uma mitologia dos povos vizinhos do Judaísmo. Essa estória se encontra no apócrifo livro de HENOC, séc III a.C. Que por um processo de inculturação do povo judeu com outros povos entrou na Bíblia, mas não faz parte da Revelação Divina contida na própria Bíblia.




Cícero Moreira dos Santos
Estudante de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário